Quem sou eu

Minha foto
Nosso endereço no Orkut: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=5294522735120825984 e mail:oficinacev@bol.com.br

terça-feira, 8 de setembro de 2009

rastilhos

Quanto qual tipo de rastilho é melhor, penso que os de osso ou marfim são melhores. Em minha oficina, moldo os rastilhos e as pestanas com osso da canela de boi, que passa por um processo de clareamanto/desengordurante para depois ser cortado e moldado. levo um dia inteiro para preparar um osso desse, cortá-lo é outro problema! pelo que sei, por conta de uma maior vibração das cordas graves, no violão de nylon o rastilho é mais alto (acho esse termo mais adequado do que compensado e explicarei a seguir). agora no violão de cordas de aço além de serem um pouco menos altas são também compensados, ou seja, levemente inclinados mais para trás em relação às cordas primas para justamente compensarem o aumento de tensão ao apertarmos as cordas contra a escala para montarmos um acorde, visando corrigir a alteração da nota por conta desse aumento de tensão

Um comentário:

oficinadecordas disse...

Olha Jorge, a sua profissão é uma das que mais admiro, imaginem vocês... somente para uma peçinha do violão, o rastilho, o trabalho que dá com a preparação do osso....imagine o resto, e para ainda tirar o som do bichinho com materiais que a naturez fornece, com excessão das cordas e tarrachas.
Gostaria de tê-la como hobby, mas acho que não tenho tanta habilidade assim.....

Zanetti